domingo, 8 de maio de 2011

Substituições

A cena é clássica. O atleta rebolando na beira do campo, pronto para entrar. Sobe a placa com o número do jogador que deve deixar o campo. O substituído olha lá de dentro: “Sou eu mesmo?”, deve pensar, e sai esbravejando. Passa e nem cumprimenta seus amigos que ali estão e nunca – não adianta ser hipócrita - , nunca mesmo torce pelo sucesso daquele que entrou em seu lugar.  É mais ou menos assim que acontece  quando, após o fim dos nossos relacionamentos, descobrimos que fomos substituídos.

Saber que aquele (a) que está entrando na vida do nosso ex-amor (se é que isso existe) pode desempenhar um papel bem melhor que o que você tentou desempenhar, é meio perturbador. É caso daquele jogador que entra em campo no seu lugar, faz o gol do título e sai como herói.

Acredito que a substituição é um dos momentos mais difíceis da pós-relação. Encontrar pela primeira vez com sua ex de mãos dadas com o seu substituto é como dar de cara com o fracasso. É quando encontramos o nosso orgulho e descobrimos que todos podem ser substituídos. Não existe o tal do luto após o fim do relacionamento. Se aparecer alguém melhor que você (e no meu caso isso não é tão difícil), sua ex vai sim aproveitar a oportunidade.

Na primeira vez, você logo olha o cara de cima abaixo e pensa: “Ela me trocou por isso?”. Se o cara for bonitão, aí é que a coisa fica feia – pro seu lado é claro.

- Poxa, ele é um gato! – comenta uma “amiga” sua.

- Mas olha o cabelo dele. Certeza que daqui a algum tempo ele vai ficar careca! E ela odeia os carecas...

- Mas o cara usa rabo de cavalo!

- E daí? Olha aquelas entradas no cabelo dele! Careca, com toda certeza!

Pior é quando o cara é gente boa. Todos elogiam seu comportamento e não sabem como a sua ex perdeu tanto tempo com um cara complicado como você. O ápice da substituição do “complicado” pelo “gente boa” é quando seu filho chega de roupa nova, cabelo cheiroso e apresenta um novo brinquedo para você!

- Cara, que brinquedo bacana! Ganhou de quem, do seu avô?

- Não pai, do Alberto!

- Ah? De quem?

- Do Beto, pai, o namorado da mamãe!

E o que era um simples brinquedo vira um instrumento de tortura para você.

- Vem brincar, pai!

- Não, filhão! Acho que alguém me chamou lá dentro!

E assim a vida segue. Entra um, sai outro, daqui a pouco o que entrou pode vir a ser substituído também (quem sabe até pelo mesmo que ele substituiu) e vamos seguindo nossas vidas conforme as substituições!

Disso tudo só tenho uma certeza: aquelas entradas no seu cabelo não me enganam! Careca, com certeza!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este Eltinho dá novo show... Maravilha... Você é O Cara, definitivamente!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir