terça-feira, 12 de abril de 2011

A culpa é tua!

Na vida, a toda hora somos obrigados a fazer escolhas. O que vestir,  o que comer, com quem sair, pra onde ir, por que fazer... Por mais complicada ou simples que a decisão possa parecer, uma coisa será sempre igual: a culpa e a conseqüência da decisão é toda sua! Seja sobre as escolhas que te fizeram (ou fazem) mal, ou pelas escolhas que te agradaram.

A gente tem a mania de sempre colocar a culpa do nosso infortúnio nos outros. Se formos demitidos do trabalho é porque o chefe não ia com a nossa cara. Se o namoro não deu certo é porque o outro não soube nos valorizar. Se o fulano bebe demais é devido às más companhias (percebem que nunca questionam se o sujeito gosta realmente de beber?).  É um tal de “se” pra lá “se”pra cá, sendo que única certeza que temos de guardar é que a decisão cabe a nós.

Se naquele dia eu tivesse voltado para casa, certamente não estaria passando por isso. A nós é dada a oportunidade de escolha.

Ao invés de procurar nos outros a culpa dos nossos problemas, coloquemo-nos em frente ao espelho e encontremos o culpado de toda essa agonia, angústia, sofrimento, tristeza e todos os sentimentos bons contrários aos que foram citados. Afinal, nem toda escolha é errada.

Não sei se vou ou se fico? Vou de encontro ou corro antes? Sigo ou paro? Falo ou me calo? Digo ou faço? Não sei... Mas tenho de escolher!

A verdade é que do jeito que estão as coisas, não dá para continuar. Preciso tomar uma decisão!

Um comentário:

  1. É a mais pura verdade... O dedo teima em apontar para o outro em primeiro lugar... Assim caminha a humanidade!
    Abraço, meu chapex!!! O culpado por ser um cabra bom é você mesmo!!!

    ResponderExcluir