segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nosso trabalho de cada dia…

Todo dia é a mesma coisa. Basta colocar o pé na Redação  e contar os minutos (ou segundos) para a primeira chamada do dia. O telefone chama!

- TV Jangadeiro, bom dia!
- É da Jangadeiro?
- Pois não, em que posso ajudar!
-  É porque é o seguinte…

É impressionante. O telefone toca desde os primeiros minutos da manhã até as mais altas horas da noite. Nós que trabalhamos no setor da Produção somos os responsáveis por atender as ligações, trocarmos idéias e definirmos se a denúncia tem valor de notícia ou não. Os problemas são os mais variados, desde um vizinho barulhento que perturba demais a comunidade, passando por graves denúncias de postos de saúde sem médico ou de locais onde drogas são vendidas e consumidas abertamente,  e chegando até mesmo a situações engraçadas.

Uma vez uma senhora telefonou para a TV Jangadeiro para perguntar se poderia matar o marido que não a deixava a paz. Outro ligou para pedir uma reportagem denunciando a diretora de uma escola pelo absurdo cometido contra o seu filho. Segundo ele me relatou, a pobre criança soltara um inocente “pum” na sala e fora suspensa por três dias. Pode parecer engraçado, mas é de surpreender o poder que as pessoas acham que a mídia possui. A televisão, para a maior parte dos telespectadores,  tem a capacidade de resolver todos os problemas da sociedade. Mas, infelizmente, nem sempre é assim.

Por isso, o produtor tem de ser um pouco psicólogo, um pouco assessor jurídico, muito (e põe muito nisso!) paciente e extremamente perspicaz para perceber se aquela denúncia pode ou não se transformar na grande reportagem do dia.

Resolvi escrever esse artigo, pois o Blog da Janga tem como um dos objetivos aproximar mais os internautas do cotidiano das redações. De como se faz notícia, o processo de escolha se um fato vale uma reportagem ou simplesmente uma nota, as etapas de um jornal… E tudo começa, às vezes, com um simples telefonema de um telespectador. Por falar nisso, tenho de encerrar o artigo, pois estou na redação e o telefone já está tocando.

- TV Jangadeiro, bom dia!

Um comentário:

  1. A redação é a mesmo uma grande escola de almas. No periódico onde trabalho, um homem ligou perguntando se eu queria fazer um flagrante, porque ele ia quebrar o vidro da UTI do Hospital do Câncer, porque a mulher dele havia feito uma mastectomia no dia anterior, e o seu plano de saúde não cobria os custos da internação. "Olhe, eu estou saindo com um martelo para quebrar aquilo tudo"!. Ai eu percebi o sofrimento dele e naquela "calmaria" da redação, disse que não queria fazer o flagrante não, eu preferia que ele se acalmasse, porque a mulher dele precisava disso e o hospital meio filantrópico/meio particular não precisava de um dano daquele. Fui acalmando o homem porque percebi que ele precisava. Cara, isso é coisa de gente louca. No fim, ele desestiu de sair de casa com o martelo, agradeceu e a gente combinou que depois que a mulher dele estivesse melhor, ele iria quebrar os vidros da sede do plano de saúde. kkkkkkkk. Vamos combinar que eu realmente não presto, né não, Elton?

    ResponderExcluir