segunda-feira, 4 de abril de 2011

Serviços eletrônicos, o jeito é usar e rezar…

Todos os dias somos tentados, via propagandas veiculadas na mídia, a usar os serviços eletrônicos oferecidos pelos bancos. Tudo parece ser mais fácil, afinal você nem precisa sair de casa para pagar contas, tomar empréstimos, entre milhares de outros tipos de serviço. No entanto, o que parece tão simples, pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Dados divulgados esta semana pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que os prejuízos do setor bancário com crimes eletrônicos – incluindo internet e cartões – somaram cerca de R$ 450 milhões, somente no primeiro semestre de 2010. Ainda segundo dados da Federação, o prejuízo do setor bancário em 2009 totalizou R$ 900 milhões, sendo que os investimentos em segurança na internet atingiram R$ 1,94 bilhão. A tendência, a continuar neste ritmo, 2010 chegará ao fim com valor equivalente ao apurado em 2009.

Eu mesmo já fui vítima de um desses golpistas. Era para ser uma bela manhã de segunda-feira, até que eu resolvi consultar – por telefone – o meu saldo bancário. Resultado: conta negativa! Corri para uma agência e verifiquei o extrato. A malandragem tinha fito um empréstimo, sacado todo o montante e ainda rasparam minha conta, incluindo o saldo que tinha no cheque especial. Perdi uma manhã inteira na agência tentando explicar que não havia sido eu quem tinha feito o empréstimo. O dinheiro foi devolvido, mas o tempo que perdi não. E com certeza todo mundo conhece alguém que já sofreu esse tipo de golpe.

A pergunta que eu faço é: o que fazer? Se o sujeito faz a transação pela internet pode ser vítima de um hacker. Se acha mais seguro ir a um caixa eletrônico pode ter o cartão clonado por uma máquina que tem o sugestivo nome de “chupa-cabras”. E se, enfim, resolve sacar o mísero dinheirinho no caixa da agência corre o risco de ser assaltado na saída do Banco.

Estamos reféns de bandidos que usam da violência, mas também daqueles que usam a inteligência para levar nosso tão suado dinheirinho do final do mês. Resta a nós termos cuidado quando formos utilizar os meios eletrônicos oferecidos pelos bancos e rezar para que não sejamos a próxima vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário