segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma cidade verdadeiramente bela e amada

É verdade! Teresina é quente mesmo! Aquela história de que o urubu só voa com uma asa lá porque com a outra fica se abanando, só não é verídica pois o pobre pássaro ainda não desenvolveu tal habilidade. Se pudesse, com certeza o faria. Mas o que mais me impressionou em minha estadia na capital piauiense não foi a temperatura elevada da cidade – sempre acima de 30º -, mas o seu modelo de gestão.

Sou de Teresina e me sinto à vontade para poder falar. Para mim, só há dois motivos que podem levar alguém à capital do Piauí: ou é para visitar um conhecido ou para fechar algum negócio. Ninguém vai àquela cidade para fazer turismo. Mas nem por isso a Prefeitura deixa de pensar no crescimento da cidade.

Novas avenidas são abertas constantemente para desafogar o trânsito caótico que é típico das cidades hoje. Além disso, pontes estão sendo construídas também pensando no deslocamento dos cidadãos, uma iniciativa excelente sendo que Teresina é cortada por dois rios (Parnaíba e Poty) e para ir de um local para outro da cidade é quase obrigatório passar sobre um deles. Enquanto em Fortaleza, nossa Autarquia de Trânsito o máximo que faz é inverter o sentido de ruas e implantar sinais.

A cidade é limpa, avenidas largas, trânsito tranquilo e, repito, tudo isso para uma localidade que não tem vocação turística. Todas as ações são voltadas para quem mora lá e não são maquiagem para turista ver como observamos constantemente em Fortaleza.

Uma rápida passagem no Centro de Teresina também me deixou boquiaberto. Calçadas padronizadas e acessíveis para deficientes físicos e visuais. A tal acessibilidade que tanto os gestores de Fortaleza falam e pouco fazem para que ela se torne possível.

E mais, não há ambulantes vendendo produtos no meio da rua. Lá foi construído um shopping popular na beira do Rio Parnaíba (um dos cartões postais da cidade), com uma estrutura excelente (bancos, elevadores, escadas rolantes e uma praça de alimentação onde se come bem) e sem qualquer confusão com associações de ambulantes disto ou aquilo. Lembrei-me do Beco da Poeira que demorou anos para ser desocupado e ainda não oferece as condições adequadas para os pobres permissionários.

Bem que os gestores da capital alencarina poderiam dar uma olhadinha por cima da Serra de Ibiapaba e ver o modelo de gestão que ali é aplicado. Teresina, enfim uma cidade verdadeiramente bela e amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário